Profissionais em ambiente de obra analisam informações em um notebook, enquanto uma pessoa com colete refletivo e capacete aponta para a tela.

Tecnologia presente no canteiro: como a construção 4.0 vem moldando as grandes obras

É nítido que a tecnologia conquistou um lugar predominante em diferentes segmentos, buscando otimizar processos e resultados. O setor da Construção Civil também se beneficia desse avanço, por meio da chamada construção 4.0.

Moldando especialmente as grandes obras, a construção 4.0 utiliza tecnologias da Indústria 4.0, como Realidade Aumentada, Inteligência Artificial (IA), IoT e BIM, para a digitalização e automação de projetos, garantindo maior aplicabilidade, sustentabilidade e canteiros de obras mais produtivos. 

Números que confirmam essa transformação foram divulgados pelo IBGE, revelando que, em 2022, 84,9% das 9.586 indústrias com 100 ou mais trabalhadores aderiram a pelo menos uma tecnologia digital avançada, com destaque para a computação em nuvem, utilizada por 73,6% delas.

A Construtora Manara, que tem a inovação como alicerce de sua cultura, apresenta mais sobre a construção 4.0, as tecnologias utilizadas, os desafios ainda enfrentados e como essa inovação tem potencial promissor de revolucionar ainda mais as grandes obras. Saiba mais! 

O que é construção 4.0? 

Termo empregado para se referir à abordagem mais tecnológica da Construção Civil, a construção 4.0 utiliza inovações por meio de sistemas e equipamentos avançados com o objetivo de otimizar o trabalho, a produtividade, a sustentabilidade e a eficiência, abrangendo desde a concepção até a execução e a entrega do projeto

O BIM (Modelagem da Informação da Construção) é uma das principais e mais fundamentais tecnologias proporcionadas pela construção 4.0. 

Até março de 2024, ele era utilizado por mais de 20% das empresas de construção no Brasil, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com o BIM, é possível: 

  • Que todos os profissionais envolvidos em um projeto, desde engenheiros até designers de interiores, visualizem, discutam e colaborem simultaneamente na obra;
  • Utilizar modelos digitais 3D ricos em informações para aprimorar o planejamento, a visualização e a integração dos sistemas da obra;
  • Simular etapas construtivas, custos, sustentabilidade e manutenção, além de vincular prazos e orçamento ao modelo;
  • Reduzir erros, retrabalhos e gastos, apoia decisões mais precisas e facilita a gestão, o monitoramento e a manutenção da edificação ao longo de todo o seu ciclo.

Tecnologias utilizadas na construção 4.0

Além do BIM, a construção 4.0 possibilita que diversas outras tecnologias sejam verdadeiras “mãos na roda” nos canteiros de obras. Algumas delas são: 

IA

Algoritmos são capazes de analisar grandes volumes de dados, auxiliando no cronograma, na alocação de recursos e nas previsões de custos e riscos, ao considerar informações como condições do solo, projetos anteriores e padrões climáticos.

Em alguns projetos, a Inteligência Artificial também desempenha um papel importante na coordenação colaborativa de canteiros de obras com veículos e robôs autônomos.

IoT

A chamada Internet das Coisas (IoT) é a conexão integrada de objetos por meio de equipamentos, materiais e sistemas (softwares, eletrônicos e sensores), permitindo monitoramento em tempo real, maior controle operacional e tomada de decisão baseada em dados.

Sensores e drones

Favorecendo principalmente obras de grande porte, sensores e drones têm papel estratégico ao aumentar o controle e a segurança em todas as fases do projeto.

Os sensores são utilizados para monitorar estruturas, controlar condições ambientais, aumentar a segurança do trabalho e avaliar o desempenho de equipamentos, permitindo identificar riscos, garantir conformidade com normas e reduzir falhas e interrupções nas obras.

Já os drones servem para levantamentos topográficos, monitoramento do progresso da obra, inspeções técnicas, cálculo de volumes e documentação visual, trazendo mais rapidez e precisão às análises e decisões.

Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada permite visualizar o projeto diretamente no canteiro de obras, sobrepondo o modelo digital ao ambiente físico.

Quando integrada ao BIM, por exemplo, facilita a identificação de conflitos, apoia a execução com instruções, melhora treinamentos, agiliza inspeções e o controle de qualidade, além de reduzir gastos e retrabalhos.

Computação em nuvem

Fortemente utilizada no setor industrial, a computação em nuvem é aplicada nas obras centralizando e integrando dados, permitindo a colaboração simultânea entre profissionais, controle de prazos e custos, monitoramento, mobilidade no canteiro e segurança da informação, tornando os projetos mais rápidos e transparentes.

Impressão 3D

Contrariando expectativas de que a tecnologia 3D não teria capacidade de construir casas, a impressão 3D transformou o setor ao construir peças e estruturas mais leves e resistentes

Em 2020, foi construído o primeiro imóvel de dois andares utilizando a maior impressora 3D da Europa. A obra levou apenas três semanas para ser concluída pela empresa Kamp C, responsável pelo projeto, que utilizou cerca de 60% menos materiais em comparação aos métodos tradicionais de construção.

A tecnologia 3D produz componentes e estruturas, reduz prazos, custos e resíduos, valida projetos por meio de protótipos e viabiliza soluções arquitetônicas personalizadas. 

Nanotecnologia 

A nanotecnologia aumenta a resistência e durabilidade dos materiais, cria concretos e revestimentos mais resistentes, protege contra corrosão, aumenta a eficiência energética e reduz custos e impactos ambientais, elevando o desempenho e a sustentabilidade das obras.

Desafios da construção 4.0

Mesmo com as inúmeras tecnologias e dos benefícios que elas proporcionam, a construção 4.0 não é isenta de desafios

O principal deles é a resistência e a desconfiança em relação às inovações, que parte geralmente de profissionais e construtoras habituados aos modelos tradicionais de projeto, muitas vezes desinformados sobre as tecnologias disponíveis e suas vantagens.

O receio também está relacionado a preocupações com a exposição e a privacidade dos dados, bem como aos potenciais riscos cibernéticos, caso não sejam adotadas práticas adequadas de segurança.

A capacitação da mão de obra é outro desafio, já que o setor exige profissionais qualificados para lidar com tecnologias avançadas.

Futuro do setor com a construção 4.0

Como já visto agora, para os próximos anos é previsto que ainda mais tecnologias surjam e se estabeleçam melhorando o dia a dia nos canteiros de obras, otimizando processos e garantindo a entrega de projetos com maior qualidade e previsibilidade de prazos e custos. 

Dessa maneira, novos modelos de negócios tendem a se consolidar. A colaboração entre empresas de tecnologia e do setor da construção será essencial para criar e desempenhar soluções cada vez mais integradas e inovadoras.

Inovação é o pilar da Construtora Manara! 

Há 25 anos cumprindo com a missão de transformar ideias em realidade por meio de obras seguras e modernas, a Construtora Manara conta com mais de 2 milhões de metros quadrados finalizados e entregues.

A Construtora Manara segue como referência no país, valorizando, acompanhando e aplicando inovações tecnológicas, sempre em busca de qualidade, excelência e compromisso com a sustentabilidade em cada novo projeto.

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos propósitos e serviços.

Compartilhe esse conteúdo:

Sobre empresa

Há 24 anos, temos como propósito transformar ideias em realidade com compromisso e dedicação. Com mais de 2 milhões de m² entregues, estamos entre as maiores do Brasil.

HORÁRIO

Seg-Sex: 8h às 18h

Links úteis

Endereço

Av. Guilherme Dibbern, 3505 – Jardim Residencial Alto, Limeira – SP, 13482-217