Pátio de depósito de materiais de construção com pilhas de tijolos, blocos, vergalhões e empilhadeira em operação.

Armazenamento de materiais: por que essa prática é importante no canteiro de obras?

O armazenamento de materiais define o ritmo de qualquer canteiro de obras corporativas. Práticas adequadas ajudam a preservar os recursos e mantém o cronograma no trilho.

Erros nessa etapa podem gerar custos extras e atrasos evitáveis, uma vez que as  equipes perdem tempo buscando os equipamentos ou lidam com itens danificados. De modo geral, quando essa organização faz parte da cultura organizacional dos colaboradores, o processo flui melhor.

Continue a leitura e veja a importância da estruturação dos processos que elevam a eficiência da obra.

Por que organizar o canteiro de obras?

Em uma obra, manter os caminhos livres de obstáculos contribui para proteger os trabalhadores em deslocamentos e minimiza os riscos de acidentes, aumentando a segurança do canteiro.

Essa organização passa pelo armazenamento correto dos materiais que ainda serão utilizados pelos colaboradores. Um estoque organizado acelera os acessos diretos aos itens, melhorando o fluxo da obra no geral.

Isso acaba refletindo também no orçamento da construção, uma vez que os desperdícios diminuem e o tempo de produção rende mais e melhor.

Passo a passo para um armazenamento de materiais eficiente

Um armazenamento de materiais eficiente começa com planejamento e segue boas práticas no dia a dia do canteiro. O passo a passo básico é este:

Planeje o layout geral

Na obra, é preciso delimitar as zonas distintas para os estoques, as máquinas e a administração. 

Colocar os depósitos junto às áreas de maior uso melhora o tráfego interno, que irá fluir sem interrupções. Os materiais como cimento, por exemplo, que precisam ficar longe de umidade, devem ser armazenados em locais com isolamento adequado.

Setorize por tipo de material

Após definir o local de estoque dos materiais, o próximo passo é organizar por categorias. 

Cimento, cal e argamassas

Esses materiais devem ser mantidos em locais secos, longe de água. O ideal é armazená-los em cima de alguma plataforma, cerca de 15 centímetros do solo

Se possível, mantenha coberto com uma lona e siga as orientações do fabricante quanto a quantidade de sacos máximo que podem ser empilhados. 

Tijolos e blocos

O ideal é receber esse tipo de material aos poucos, ou seja, à medida que forem sendo utilizados na obra. 

Como são frágeis, devem ser manuseados com cuidado e empilhados em um terreno plano, sempre respeitando a altura máxima.

Materiais de construção empilhados em obra, com blocos, paletes e estruturas metálicas apoiadas ao lado.
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Fios e materiais elétricos

Antes da instalação elétrica, mantenha os fios enrolados nas bobinas originais sobre suportes elevados, em local seco, visto que a umidade pode danificar o material e causar falhas futuras.

Separe os cabos por amperagem em prateleiras identificadas, longe de óleos e solventes. É muito importante evitar o sol direto, uma vez que ele resseca as capas e compromete a durabilidade.

Os componentes como disjuntores e tomadas devem ficar em caixas lacradas até a fase de acabamento. As prateleiras fechadas impedem a poeira de danificar os produtos mais sensíveis.

Revestimentos como pisos e azulejos

Esses materiais são frágeis e exigem cuidado no armazenamento. Eles só devem chegar à obra bem perto da data em que serão utilizados. 

O ideal é que sejam guardados em local seco, onde não sofram qualquer tipo de respingo sobre a superfície. Atente-se também para a quantidade máxima de caixas na hora de empilhar. 

Telhas

Por fim, as telhas, que podem ser de cerâmica, concreto, aço ou fibrocimento, são um dos últimos itens a chegar na obra.

As de cerâmica e concreto exigem empilhamento vertical. As outras duas devem ser guardadas na horizontal, contudo, com uma leve inclinação. 

O melhor é que elas cheguem no canteiro de obra próximo à data de utilização. 

Implemente controle de estoque

Uma vez organizados todos os materiais, um passo bem importante é anotar as entradas e saídas de materiais em registros simples ou digitais

A equipe que cuida do estoque deve estar treinada para fazer essas atualizações de forma constante.

Ao ter o controle de tudo que “sai” para o canteiro de obra, fica mais fácil planejar as compras, que serão baseadas em números reais, para evitar surpresas ao longo da construção. 

Ter uma visibilidade total da quantidade de material armazenado e do que está para chegar ajuda a orientar a equipe para tomar decisões rápidas sobre compras e pedidos. 

Impulsione seus projetos com a Construtora Manara

Construa com quem domina eficiência em canteiros de obras. A Construtora Manara, com 25 anos de expertise e mais de 2 milhões de metros quadrados entregues, está entre as 100 maiores do Brasil há uma década. 

Nossos comitês Manara Lab, Eco e People garantem inovação, sustentabilidade e equipes preparadas em cada projeto corporativo.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Construtora Manara e entenda porque somos uma referência no setor de construção civil, especializada em obras de médio e grande porte.

Compartilhe esse conteúdo:

Sobre empresa

Há 24 anos, temos como propósito transformar ideias em realidade com compromisso e dedicação. Com mais de 2 milhões de m² entregues, estamos entre as maiores do Brasil.

HORÁRIO

Seg-Sex: 8h às 18h

Links úteis

Endereço

Av. Guilherme Dibbern, 3505 – Jardim Residencial Alto, Limeira – SP, 13482-217