engenharia industrial

Tecnologia na engenharia industrial: tendências para o futuro

A construção civil passa constantemente por mudanças e evolui junto aos avanços tecnológicos cada vez mais acelerados. Nesse cenário, a engenharia industrial assume um novo perfil, e é importante se adaptar a ele para não ficar para trás.

Os efeitos práticos aparecem no canteiro de obras. Se antes as construções eram feitas de forma manual e com pouca integração entre os processos, atualmente isso é impensável, já que existem tecnologias indispensáveis para garantir eficiência e qualidade às entregas.

Como a Construtora Manara é destaque nas principais tendências do mercado, como tecnologia, automatização e novas demandas de sustentabilidade, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a entender o futuro da engenharia industrial. Continue a leitura do blog para saber mais!

Quais são as tendências da engenharia industrial?

Uma pesquisa da Association for Project Management (APM) realizada pela Censuswide mostrou que 75% dos entrevistados que trabalham na área da construção afirmaram que as organizações em que estão utilizam inteligência artificial em seus projetos.

A sustentabilidade não fica para trás. Em meio à crescente demanda popular por mais cuidados com o meio ambiente, é relevante citar o estudo da ZipDo Education. Segundo a plataforma, construções sustentáveis podem reduzir o uso de energia em até 50%.

Adicionalmente, os dados também dão conta de que as construções com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a qual foi obtida pela Construtora Manara, consomem entre 25% e 30% a menos de energia em relação às outras.

Como a tecnologia chega à engenharia industrial?

Com a constante evolução da tecnologia, são incorporados cada vez mais novos equipamentos que auxiliam no andamento das obras. Em meio a tantas inovações, nem sempre é fácil se manter atualizado e entender todas elas.

Por conta disso, explicaremos cinco das principais tecnologias que são consolidadas nos canteiros de obras ou que estão chegando e tendem a ganhar espaço nos próximos anos.

BIM (Building Information Modeling)

O BIM é um modelo tridimensional que reúne as representações geométricas de cada elemento de uma estrutura, contendo informações detalhadas sobre eles, como material usado, custos, manutenções e outras características relevantes.

Segundo o já mencionado estudo da ZipDo Education, projetos que adotam o BIM reduzem seus custos de 6% a 10% e seu tempo de execução de 7% a 9%

Comprovando sua eficiência, o Decreto n° 10.306, de 2 de abril de 2020, estabelece o uso obrigatório do BIM na “execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal”.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Como os computadores são capazes de executar análises complexas com mais rapidez e eficiência do que os seres humanos, é conveniente delegar essas tarefas a eles.

Isso acontece quando é necessária a análise de um grande volume de dados, sendo que, em geral, equipamentos tecnológicos apresentam menos erros do que as pessoas por não sentirem cansaço, por exemplo.

Com isso, a IA e o Machine Learning são fundamentais para auxiliar no cumprimento de prazos, na eficiência dos materiais e na redução dos custos, já que diminuem os erros na aquisição e gestão dos recursos.

IoT (Internet of Things)

A Internet das Coisas, em tradução literal, permite que existam sensores responsáveis por monitorar os equipamentos em uma obra industrial.

Associando esses sensores inteligentes aos equipamentos, é possível acompanhar as máquinas, a movimentação de materiais e o consumo de energia em tempo real, o que é fundamental, principalmente quando se trata de uma construção industrial de grande porte.

Com as facilidades proporcionadas por essa técnica, as decisões se tornam mais embasadas e precisas, reduzindo desperdícios decorrentes de eventuais erros.

Softwares de gestão

Os softwares marcam presença em quase todos os empreendimentos atualmente, e na construção industrial não é diferente.

O uso desses programas permite que todos os aspectos da obra, tais como orçamentos, compras, projetos, entre outros, sejam monitorados em tempo real pelo gestor da obra.

Assim, fica mais fácil acompanhar a execução e controlá-la de acordo com o cronograma previsto, aumentando a eficiência e possibilitando mudanças de rota, quando necessário.

Robótica e automação

Assim como os softwares, a robótica e a automação de atividades repetitivas são tecnologias que ganham espaço em diversas áreas atualmente.

No âmbito da engenharia industrial, robôs podem desempenhar tarefas como soldagem, concretagem e alvenaria. Isso aumenta a produtividade e reduz os riscos em uma obra, já que são atividades que podem oferecer riscos à integridade dos trabalhadores.

Tenha acesso às técnicas mais eficientes da engenharia com a Construtora Manara

Acumulando 25 anos de experiência no mercado, a Construtora Manara Construtora garante inovação e tecnologia de ponta em seus projetos.

Ao se manter atualizado sobre as melhores práticas da engenharia industrial, as maiores vantagens são:

  • Aumento da produtividade e eficiência;
  • Redução de custos operacionais e de manutenção;
  • Melhora nas tomadas de decisão;
  • Melhoria na qualidade e precisão das obras;
  • Sustentabilidade;
  • Eficiência energética;
  • Aumento da segurança;
  • Maior facilidade no cumprimento de prazos.

Para ter acesso a esses benefícios em sua obra, entre no site da Manara e fale conosco para saber como podemos ajudar na execução do seu projeto!

Compartilhe esse conteúdo:

Sobre empresa

Há 24 anos, temos como propósito transformar ideias em realidade com compromisso e dedicação. Com mais de 2 milhões de m² entregues, estamos entre as maiores do Brasil.

HORÁRIO

Seg-Sex: 8h às 18h

Links úteis

Endereço

Av. Guilherme Dibbern, 3505 – Jardim Residencial Alto, Limeira – SP, 13482-217