Para atender a demandas de obras industriais, é preciso conhecer bem as opções de sistema construtivo. A escolha entre as duas principais e mais utilizadas opções estruturais na construção civil, estruturas metálicas e o concreto armado, depende de inúmeros fatores como o investimento previsto, o objetivo e as prioridades do negócio.
Como a definição da estrutura é importantíssima para ter um resultado que condiz com o esperado, é imprescindível que a escolha seja feita com critério, evitando retrabalhos e custos adicionais com correções de eventuais erros.
Para acertar na hora de escolher as estruturas que utilizará na obra, o blog da Construtora Manara preparou um conteúdo que explica quando optar por cada uma, bem como suas vantagens e desvantagens. Confira!
Qual a importância das estruturas?
A estrutura define muito mais do que como será feita a construção, afinal, é a responsável por manter a sustentação do edifício, especialmente quando se refere a obras industriais. Quando se dá atenção a aspectos específicos do material, a obra tem maior aderência ao projeto inicial.
Com um material adequado, a durabilidade e a segurança aumentam, enquanto os custos do orçamento e da manutenção diminuem. Existem diferenças relevantes entre os usos de estruturas metálicas e de concreto armado.
Estruturas de concreto armado são mais pesadas, enquanto estruturas de aço se destacam por serem leves e flexíveis, e essa diferença de peso impacta diretamente na fundação da obra. Além do peso, existem diversas outras propriedades que definem qual a situação adequada para utilizar cada uma.
Quais as diferenças entre estruturas metálicas e de concreto armado?
Estruturas metálicas são formadas por aço, material que é altamente durável e maleável. Por conta dessas propriedades, elas oferecem muitas alternativas em relação a formas e tamanhos.
Já as estruturas de concreto armado são feitas de um material composto principalmente por concreto e aço. Se caracterizam por serem resistentes e mais pesadas em relação às estruturas metálicas.
É importante destacar que as estruturas de concreto armado são resistentes ao fogo, diferente das estruturas metálicas, que precisam de um tratamento adicional contra chamas e corrosão.

Quais são as vantagens de cada uma?
Para facilitar, listamos algumas das características das estruturas metálicas e de concreto armado. Confira:
Estruturas metálicas
- Leveza e flexibilidade de formas;
- Durabilidade;
- Agilidade na produção;
- Resistência à tração;
- Sustentabilidade;
- Possibilitam diferentes designs.
Estruturas de concreto armado
- Impermeabilidade;
- Resistência ao fogo;
- Durabilidade em ambientes adversos;
- Resistência à compressão;
- Baixo custo inicial;
- Requer menos manutenção.
Afinal, como decidir entre estruturas metálicas e de concreto armado?
Em suma, quando a obra tem um tempo menor para ser executada e precisa de características como a variedade de formas, por conta do design, são indicadas as estruturas metálicas.
Elas são muito usadas em obras industriais, galpões, centros de distribuição, estádios, pontes e torres.
O uso de estruturas metálicas cresceu muito nas últimas décadas por causa da industrialização da construção e da necessidade de curto prazo e flexibilidade de layout.
Além disso, apesar do custo inicial mais alto, compensam em rapidez, limpeza e sustentabilidade.
Já nos casos em que a obra demanda características como a resistência térmica e acústica, as estruturas de concreto armado são indicadas, com a vantagem do baixo custo inicial e da quantidade reduzida de manutenções. Ainda assim, é preciso levar em consideração que esse tipo de estrutura exige um tempo de execução maior.
Sua utilização é mais comum em prédios residenciais, comerciais, pontes e obras públicas, sendo dominante no Brasil por causa da grande disponibilidade de cimento, areia e brita, além de mão de obra acostumada a esse método.
De qualquer forma, a escolha entre uma estrutura e outra deve ser criteriosa e depende de vários fatores, como prazo, custo e características específicas de cada obra.
Construtora Manara, 25 anos de experiência
Os especialistas da Manara podem ajudar você! A empresa está presente no mercado desde 2000, entregando a seus clientes experiência, tecnologia e eficiência ao longo de todos esses anos.
Com 10 anos consecutivos entre as 100 maiores construtoras do Brasil e mais de 2 milhões de metros quadrados entregues, o trabalho é feito de maneira ética, aliando inovação e sustentabilidade.
Acesse o site para saber mais sobre a Manara e entre em contato para tirar seu projeto do papel!






